A Fundação Abrigo Berta Montalvão é uma instituição particular de solidariedade social, mais precisamente uma Fundação, constituída em 1963, instituída por– testamento, em que todo o património fora doado por D. Berta Montalvão de Lima Barreto Figueiredo com grande poder local, com o objetivo de apoiar os idosos e crianças em situações de pobreza e sem retaguarda familiar.

Nos primórdios da sua criação funcionou como apoio às crianças, através de jardim infantil para crianças de ambos os sexos onde se desenvolveria aprendizagens profissionais. O apoio a pessoas desfavorecidas,  especialmente idosos, era marcante através de doação de bens alimentares.

Desde a sua constituição até ao momento, a fundação, sempre foi administrada e gerida pelas irmãs do Instituto das Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado, onde procuraram dar uma resposta mais adequada às necessidades da população envolvente, sempre respeitando a vontade da sua fundadora.
Criada como uma instituição particular de assistência pela comissão Municipal da Assistência do Concelho de Chaves, em 1963, publicada em Diário da Republica, III série nº 226 em 25 de Setembro 1963.
Atualmente encontra-se registada na Direção Geral de Segurança Social, como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sob o n.º 3 à inscrição nº 1/84, a fls, 29 Verso e 176, dos livros n.º 2 e 6 das Fundações de Solidariedade Social, também reconhecida como organização de utilidade pública.
Sendo uma Fundação, esta é composta apenas por dois órgãos sociais, conselho administrativo, responsável pela gestão e organização e conselho fiscal pelo controlo e fiscalização das contas.

 

A fundação encontra-se sujeita à legislação própria para os estabelecimentos de serviços de apoio social, ao nível das respostas; serviços de apoio domiciliário, creche e pré-escolar.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page